Suspensão de carros: como funciona e quando trocar? Blog DRS CAR

DRS Car – Serviços Automotivos

20 anos de experiência em mecânica automotiva

DRS Car – Serviços Automotivos - 20 anos de experiência em mecânica automotiva
Suspensão de carros: como funciona e quando trocar? Blog DRS CAR

Suspensão de carros: como funciona e quando trocar?

Supensão de carros: Como funciona?

Fonte: Autoportal

A suspensão dos carros é um mecanismo com componentes responsáveis pelo bom desempenho do veículo nas ruas e estradas. Como, por exemplo, manter a estabilidade, evitando as trepidações e oscilações, e garantir que as rodas permaneçam em contato com o solo. Mas você sabe exatamente como funciona esse sistema?

Abaixo, explicamos melhor sobre o funcionamento da suspensão e seus componentes, além de ajudar você a entender quando chegou a hora de trocar cada um deles. Confira!

Como funciona a suspensão?

Para começar, tenha em mente que, para cada modelo de veículo, existe um tipo de suspensão. Ao todo, são três opções:

  • Suspensão independente: cada uma das rodas sofre os impactos das irregularidades do solo de forma isolada, sem repassar para outra do mesmo eixo;
  • Suspensão semi-independente: uma parte dos impactos é transferida de uma roda para a outra;
  • Suspensão dependente: os movimentos de uma roda são compartilhados com a outra do eixo.

Sabendo sobre esses modelos, agora é interessante entender quais são as peças que compõem as suspensões, para que elas servem e quando é necessário a troca de cada uma:

Suspensor e o quê compõe

Molas e amortecedores

As molas e amortecedores têm suas funcionalidades interligadas. No caso da mola, além de ser flexível para impedir que as irregularidades afetem o desempenho, ela influencia na altura do carro. E o amortecedor é essencial para atuar em conjunto com as molas para suavizar os impactos e estabilizar o veículo.

Como vemos na imagem acima, temos o coxim do amortecedor, que serve ainda para sustentar esse componente e fixá-lo no carro.

Braço Oscilante e Pivô de Suspensão

O braço oscilante, também conhecido como bandeja ou balança de suspensão em alguns modelos, é o componente responsável por apoiar a coluna da suspensão, que é articulável. Já a função do pivô é auxiliar o movimento (sobe e desce) da coluna de suspensão, ou seja: ele colabora com o bom desempenho do braço oscilante.

Barra Estabilizadora

A barra estabilizadora liga uma coluna de suspensão até a outra, sendo presa à carroceria por buchas e às colunas por bieletas (hastes que ligam a barra estabilizadora à suspensão do veículo). Isso ajuda a equilibrar o carro e evitar acidentes em retas e curvas com alta velocidade.

Como saber o momento certo de realizar a troca?

Em geral, a revisão para troca ou manutenção dos componentes desgastados da suspensão é feita quando o veículo atinge os 40 mil quilômetros rodados, ou conforme a recomendação do fabricante. Geralmente, o motorista deve ficar atento a possíveis barulhos e ruídos vindos da suspensão, pois isso também serve como indicativo de que algo está errado e precisa de uma revisão.

Além disso, existem alguns sinais específicos que podem indicar problemas em um ou mais componentes da suspensão, como por exemplo:

  • Mola e amortecedor: quando o carro apresenta falha na estabilidade ou aparentar estar mais baixo do que antes, é um sinal de que está na hora de trocar um desses componentes (ou ambos).
  • Braço oscilante: é interessante observar se algo está diferente ao manejar a direção (principalmente ruídos ao mexê-la). Isso pode indicar que as buchas (que ligam o braço a carroceria) podem estar gastas ou danificadas.

Pela importância do sistema de suspensão para o bom funcionamento do seu carro, é recomendado que se faça revisões preventivas para garantir que está tudo certo. Quer saber mais sobre o serviço? Então confira esse conteúdo sobre O que é Revisão Automotiva e entenda os cuidados que oferecemos aqui na DRS CAR para deixar seu automóvel sempre em dia e manter a segurança da sua família!

Categoria: Manutenção

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


− cinco = 3