Quando Trocar a Bateria do Carro? Acesse e saiba! - DRS Car

DRS Car – Serviços Automotivos

20 anos de experiência em mecânica automotiva

DRS Car – Serviços Automotivos - 20 anos de experiência em mecânica automotiva
Quando Trocar a Bateria do Carro? Acesse e saiba! - DRS Car

Quando trocar a bateria do carro?

Pessoa segurando bateria de carro

Fonte: Carsome Sg

A bateria é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento de qualquer automóvel. Afinal, é ela que garante a energia necessária para que o motor, assim como todos os componentes elétricos do seu carro, operem corretamente. Por isso que é tão importante se certificar que essa peça esteja com a manutenção em dia e, quando apresentar defeitos, substituí-la imediatamente.

Não sabe identificar quando chegou a hora de trocar a bateria do seu carro? Nós, aqui da DRS CAR, separamos algumas dicas para ajudar você. Entenda melhor a vida útil da sua bateria e alguns indícios de que ela deve ser trocada!

Com que frequência devo trocar a bateria do meu carro?

A vida útil de uma bateria automotiva pode ser medida pelo número de partidas, ou seja, quantas vezes você gira a chave na ignição e põe seu carro a funcionar. Portanto, não existe uma forma precisa de determinar por quanto tempo sua bateria vai funcionar. Isso vai depender, principalmente, da forma e com que frequência você utiliza o seu automóvel.

Quem usa o veículo para trabalhar, seja transportando passageiros ou mesmo realizando muitas viagens por dia para visitar clientes, provavelmente terá de trocar a bateria com mais frequência. A tendência, nesses casos, é que a bateria tenha vida útil de cerca de um ano.

Agora, se você utiliza o seu carro para ir e voltar do trabalho, ou ainda apenas para passeio, o tempo de uso será maior. Dependendo do caso, é possível que a bateria dure de dois a três anos sem precisar trocá-la.

Mas, é claro, não dá para contar apenas com o tempo indicado no manual do fabricante da sua bateria. Outros fatores como mau uso, falta de manutenção e até mesmo baixa qualidade da bateria podem fazer com que esse item apresente defeitos. Nesses casos, antes mesmo de expirar a vida útil, já é possível perceber alguns indícios de que ela precisa ser trocada, como você verá abaixo.

Como saber que está na hora de trocar a bateria?

Pessoa com a chave na ignição do carro

Fonte: Thought.com

O maior sinal de uma bateria automotiva com problemas, como você deve imaginar, é a falha da hora de ligar o carro. Mas antes de ele parar de funcionar por completo, existem outros indicativos de que há algo errado, como por exemplo:

  • dificuldade para dar partida pela manhã;
  • partida mais lenta após acionar algum eletrônico, como rádio ou vidros elétricos;
  • luzes dos faróis com luminosidade mais fraca;
  • falhas em componentes elétricos, entre outros.

Qualquer um dos sintomas citados acima pode ser um indício de desgaste na bateria do seu carro. Eles são percebidos especialmente nos dias mais frios, quando a bateria precisa se esforçar mais para colocar o motor em funcionamento, agravando o problema já existente.

Ao primeiro sinal de fadiga ou desgaste da bateria automotiva, é importante agendar uma revisão programada. Somente um profissional de confiança poderá analisar o seu veículo e identificar com precisão a causa desses problemas e, se necessário, realizar a troca da sua bateria.

Pessoa fazendo anotações em prancheta.

Fonte: Grabone

Aqui, na DRS CAR, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro bem equipado. Por isso, trabalhamos com a Moura, uma das marcas mais renomadas do mercado de baterias automotivas. Além disso, contamos com profissionais especializados para o seu melhor atendimento. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!

Categoria: Manutenção

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


8 − seis =