Óleo de câmbio automático: quando precisa trocar? Blog DRS CAR

DRS Car – Serviços Automotivos

20 anos de experiência em mecânica automotiva

DRS Car – Serviços Automotivos - 20 anos de experiência em mecânica automotiva
Óleo de câmbio automático: quando precisa trocar? Blog DRS CAR

Óleo de câmbio automático: quando precisa trocar?

Dicas sobre troca de óleo de câmbio automático

Fonte: PinsDaddy

Cada vez mais comuns, os carros automáticos são conhecidos e desejados pelo conforto que proporcionam ao motorista. Isso se deve muito ao câmbio automático, um sistema de transmissão com mais independência e que exige menos de quem está dirigindo, além de oferecer maior durabilidade que os sistemas manuais.

Mas, é claro, como todo componente automotivo, ele também precisa de cuidados para continuar em bom funcionamento. Um dos principais pontos é ter atenção com a lubrificação desse sistema, verificando o nível de óleo do câmbio automático e fazendo as manutenções necessárias.

Para ajudar você a ampliar a vida útil do seu carro, nós, aqui da DRS CAR, separamos algumas informações importantes sobre o óleo de câmbio automático e a sua troca. Confira!

Como funciona o óleo do câmbio automático?

O óleo é um fluido usado para lubrificar os componentes do câmbio automático, ou seja, para diminuir o atrito entre eles e impedir o desgaste e corrosão das peças. Assim, a vida útil de partes como os discos de fricção é ampliada e isso ajuda, consequentemente, a manter a qualidade do veículo por mais tempo.

Além disso, o óleo lubrifica as engrenagens do câmbio e é essencial para o funcionamento do sistema hidráulico. No caso do câmbio automático, a lubrificação das engrenagens é feita por um óleo específico indicado pela montadora e que é diferente para cada modelo de veículo.

Quando trocar o óleo, então?

Uma das principais formas de saber quando chegou a hora de realizar a troca do óleo do câmbio é ficar atento aos sinais que o carro dá. Um exemplo disso é quando você engrena a marcha e dá a sensação de que o veículo não transmite força e nem desenvolve velocidade para arrancar, demonstrando trepidações e perda de rendimento. Esse pode ser um indício de que o seu câmbio está precisando de uma checagem!

Mas, é claro, você não deve ficar esperando o carro apresentar problemas para verificar o nível do óleo! Quando saem de fábrica, os veículos já possuem orientações específicas da montadora para a troca do óleo ao atingir determinadas quilometragens, mas você pode ter que trocar antes mesmo disso, principalmente se você usa bastante o seu carro, como para trabalho, por exemplo.

Saiba mais em Revisão 50 mil km: como funciona?

Portanto, não deixe de levar o seu carro para fazer uma revisão programada conforme as orientações do fabricante ou até mesmo antes, se necessário. Nesse serviço, os profissionais irão checar diversos itens do funcionamento do carro, incluindo o nível do óleo do câmbio automático, e fazer a troca e outras manutenções necessárias.

Fazendo isso, você consegue garantir a durabilidade do sistema de transmissão e do seu veículo como um todo, evitando gastos futuros e dores de cabeça, como ficar a pé a caminho de um compromisso importante, por exemplo. E não se esqueça que aqui, na DRS CAR, você conta com atendimento profissional, ágil e de qualidade, que irão cuidar do seu veículo com muito zelo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Categoria: Manutenção

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


7 × quatro =