Filtro de Ar Sujo: Saiba como identificar - DRS Car

DRS Car – Serviços Automotivos

20 anos de experiência em mecânica automotiva

DRS Car – Serviços Automotivos - 20 anos de experiência em mecânica automotiva
Filtro de Ar Sujo: Saiba como identificar - DRS Car

Filtro de ar sujo: saiba identificar os sinais e como proceder

Filtro de ar para automóveis

Fonte: Car and Bike

O filtro de ar é uma peça muito importante para o bom desempenho de um veículo, precisando ser trocada com frequência. O que acontece é que muitos motoristas não sabem ao certo para que serve essa peça e, justamente por isso, acabam não se preocupando com a sua substituição.

Para acabar de vez com essa dúvida, vamos explicar a importância do filtro de ar para o seu carro, como identificar quando ele está sujo e o que fazer nessa situação.

Para que serve o filtro de ar?

O filtro de ar é a peça do veículo que tem como função impedir a passagem de impurezas presentes no ar, como fuligem, poeira, pólen e outras partículas, para a câmara de combustão do motor. Como é de se imaginar, essas substâncias podem causar danos nas partes internas do motor e turbinas, por isso o filtro está ali para garantir que entre apenas ar puro. Ou seja, em palavras simples, o filtro de ar é o pulmão do seu carro.

Após um determinado tempo retendo as impurezas, é natural que a peça fique suja e obstruída, perdendo a eficiência e podendo, inclusive, danificar o motor. Mas você sabe como identificar quando isso acontece? Veja algumas dicas abaixo!

Como saber se o filtro de ar está sujo?

Filtro de ar automotivo limpo em comparação com um sujo

Fonte: Entenda seu carro

Em geral, os filtros de ar tem vida útil de até 10 mil quilômetros, em condições normais, ou seja, rodando na cidade. Mas esse cenário pode mudar quando o carro é muito utilizado em estradas de terra ou com muita poeira, que vão exigir mais da peça. Portanto, essas características já dão um bom indício de quando você deve verificar o estado do seu filtro de ar.

Outro ponto a ser considerado são os “sintomas” que um carro apresenta quando está com o filtro de ar sujo, principalmente o aumento do consumo de combustível. Isso acontece porque, quando há acúmulo de sujeira no filtro, acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.

Com isso, o motor perde desempenho e, consequentemente, precisa de mais combustível para funcionar.

O que se deve fazer nesses casos?

Se você notou perda de potência e aumento nos gastos com combustível, uma das medidas mais simples a se fazer é checar o filtro de ar, para ver se ele não pode estar causando isso. Mas você não precisa esperar o carro apresentar problemas para tomar uma precaução! A substituição preventiva, ou seja, realizar a troca do filtro de ar a cada 10 mil quilômetros rodados, é uma alternativa que pode evitar problemas futuros.

Se você não sabe exatamente quantos quilômetros já percorreu, uma dica é realizar a troca a cada 6 meses ou conforme indicação no manual do fabricante. Se você dirige com bastante frequência em centros urbanos (conhecidos pela poluição) ou então em estradas de terra, o mais indicado é fazer uma inspeção mensal.

Agora que você já sabe a importância de um filtro de ar para o desempenho do seu veículo, não perca tempo e vá logo verificar o seu! Aqui na DRSCar, nós temos profissionais especializados para identificar e resolver esse tipo de problema para você. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Categoria: Manutenção

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


seis − 3 =